sábado, 9 de abril de 2011

Ellen G. White – foi profeta ou não? Primeira parte

Para responder a esta pergunta vamos procurar na Bíblia resposta.


O que é um profeta?


A palavra profeta em grego é: προφητης e é o resultado da união de duas palavras:

προ + φητης

φητης significa anunciar e para a outra porção προ podemos tirar 3 explicações:


Explicação 1:

προ: significa antes, ou seja, unida a anunciar significa anunciar com antecedência; anunciar algo antes que aconteça;


Explicação 2:

προ: significa também à frente de, ou seja, alguém que é pregador que que se mete à frente de uma ou mais pessoas a pregar.


Explicação 3:

προ: significa também pela vez de, ou seja, alguém que fale por alguém, ou seja, em nome de alguém – na Bíblia um profeta fala em nome de Deus. (Tiago 5:10)


No velho testamento, a palavra profeta é: נָבִיא que significa: inspirado, um homem inspirado por Deus, alguém que está sob a influência do Espírito de Deus. Podemos ainda confirmar isso em 2 Pedro 1:21 e 1 Timóteo 3:16.


Mas esta palavra נָבִיא tem origem no arkadiano e significa: chamar. O “sehème” da palavra hebraica pode se encontrar no passivo ou no activo. Se estiver no activo, significa “aquele que chama”; se estiver no passivo traduz-se por “chamado”. Destes duas traduções o passivo é o mais provável e assim significa: “aqueles que Deus chamou para chamar outros homens para Deus”.


A ניב palavra significa: o portador da palavra de Deus, ou seja, aqueles que transmetem a “palavra de Deus. Eles dizem o que Deus quer que eles dizem.


436 vezes aparece a expressão: “Assim diz o Senhor”: “כֹּה אָמַר יְהוָה

Para além da palavra profeta, o Novo e o velho Testamento apresentam várias informações sobre os profetas.


Profetas da Bíblia


O Profeta Amós


Não há dúvidas que Amós era um profeta. Mas será que ele foi sempre profeta? Existe um texto que esclarece um pouco como Amós foi chamado por Deus:

Pois assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra. Depois Amasias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza; mas em Betel daqui por diante não profetizarás mais, porque é o santuário do rei, e é templo do reino. E respondeu Amós, e disse a Amasias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boieiro, e cultivador de sicómoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado, e o Senhor me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel. (Amos 7:10-15)

Amós foi chamado por Deus para profetizar. Ele era boieiro, ou seja, tratador de vacas e cultivador de sicómoros. Antes de Deus o chamar ele tinha trabalho.

Um outro facto interessante é que Amós não se considerava profeta (Amos 7:14). Mas no entanto ele falava por Deus, movido por Deus. Esta profecia cumpriu-se (2 Cronicas 13:15-20; 2 Reis 17:21-24).


João Baptista


A vinda de João Baptista estava profetizada por Malaquias e Isaías:

Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.” Malaquias 3:1

Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua malícia é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados. Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus.” Isaias 40:2-3

Esta mensagem foi confirmada em Mateus 11:10, Marcos 1:2, Lucas 1:76, Lucas 7:27; João 1.

Jesus disse sobre ele que ele seria o maior profeta:

Ao partirem eles, começou Jesus a dizer às multidões a respeito de João: que saístes a ver no deserto? um caniço agitado pelo vento. Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes luxuosas? Eis que aqueles que trajam vestes luxuosas estão nas casas dos reis. por que saístes? para ver um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio eu ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho. Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Baptista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.” (Mateus 11:7-11)

No entanto, João Baptista menosprezava-se pois não se considerava profeta:

E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo. Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (João 1:19-23)


No entanto João portava uma mensagem de arrependimento ao povo (Marcos 1:4-5)


Outros profetas

Em 1 Reis 11:29-33 um profeta aparece Jeroboão. O seu nome é Aías o silonita. Este profeta profetiza dizendo que o reino de Salomão será separado em dois: 10 tribos a norte – futuro reino de Israel; por outro lado um outro reino será formado a sul com 2 tribos. Esta profecia concretizou-se 1 Reis 12.


Em 1 Reis 12:22 Semaías, um homem de Deus recebeu também a palavra de Deus:


Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a toda a casa de Judá e de Benjamim, e ao resto do povo, dizendo: Assim diz o Senhor: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque de mim proveio isto. E ouviram a palavra do Senhor, e voltaram segundo o seu mandado. 1 Reis 12:23-24.


Em 1 Crónicas 20:3 Deus suscita um profeta para encorajar o seu povo:


Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias o levita, dos filhos de Asaf, e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafat. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Sis, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco. Então Josafat se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, para o adorarem. E levantaram-se os levitas dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, em alta voz. Pela manhã cedo se levantaram saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Josafat pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos. Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amon, de Moab e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados. Pois os homens de Amon e de Moab se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores do monte Seir, ajudaram a destruir-se uns aos outros. Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram cadáveres que jaziam por terra, não havendo ninguém escapado.” (2 Cronicas 20:14-24)


Em Actos 2 os apóstolos recebem o Santo Espírito e Pedro cita uma profecia do profeta Joel em 2:28 do Antigo Testamento:


Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:


"E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. (Actos 2:16-18)

Em Actos 19:5 douze homens profetizavam:

Quando ouviram isso, foram baptizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. E eram ao todo uns doze homens.” (Actos 19:5-7)

Em Actos 21:8 conta que Filipe tinha quatro filhas profetizas:

Partindo no dia seguinte, fomos a Cesareia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam.” (Actos 21:8-9)


Profecia como um dom de Deus


Paulo falou sobre os profetas, de facto ele disse que a profecia era um dom de Deus:



Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.” (1 Coríntios 12:4-11)

E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente.” (1 Corintios 12:28-31)

Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação.” (1 Coríntios 14:1-5)


Conclusão da primeira parte:


Seria possível Deus colocar profetas nos dias presentes? Muitos profetas falaram por intermédio de Deus e não escreveram nenhum livro. Outros nem se classificavam como profetas mas mesmo assim falavam uma mensagem que Deus lhes dava para falar. Profetizar é um dom de Deus, e é um dom que pode ser dado quem a homens ou a mulheres.

Qualquer um pode ser chamado por Deus para profetizar. Alguns profetizam durante toda a vida ora de uma forma intensa ou de uma forma esporádica; outros profetizam talvez num momento preciso em que Deus o chama. Cabe à igreja uma análise precisa se a pessoa é ou não profeta.

De facto todos aqueles que falam em nome de Deus são profetas pois pregam a Sua palavra escrita (esta característica aplica-se a cada um de nós que é crente), contudos são poucos aqueles que fazem previsões falando pelo Espírito Santo – estes são aqueles que devem ser analisados pela igreja por exemplo, se são para edificação da igreja como Paulo refere em 1 Corintios 14:2.

Sem comentários:

Enviar um comentário