sábado, 24 de outubro de 2009

O Sábado não é só para os Judeus

Para compreendermos o que é o Sábado e a Lei de Deus, precisamos de perceber por etapas como Deus transmitiu esta informação, a quem, onde e para quê.


1. O SÁBADO FOI DADO POR DEUS SOMENTE AOS JUDEUS ?!?

Para podermos responder a esta pergunta, precisamos de perceber duas coisas:

- quando surgiu o sábado

- quando surgiu o povo Judeu.


1.1 QUANDO SURGIU O SÁBADO


O sábado é mensionado na bíblia pela primeira vez em Génesis 2:2-3:


“Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.”


A Palavra “descansou” “ שְׁבֹּת em Génesis 2:3 têm a mesma raiz da palavra que é apresentava em Êxodo 20:8 “שַּׁבָּת ” e que significa Sábado, ou seja, significa repouso, descanso... descanso de quê ?? Descanso das obras efectuadas nos outros 6 dias da semana.

Deus tinha findado a terra em 6 dias literais “יֹום ”, e no sétimo dia, o sábado וַיִּשְׁבֹּת בַּיֹּום הַשְּׁבִיעִי Deus:


- Abençoou o Sábado, sétimo dia

- Santificou o Sábado

- Descansou no Sábado

- Pois trabalhou durante os outros 6 dias


Este é um dia especial instituido por Deus, um dia que Deus pôs de parte para o homem.

O povo Judeu já existia ?!? A resposta é: Não. Será que Deus, Omni-potente, precisou literalmente de descansar da obra que tinha realizado? A resposta é: Não, Deus descansou para poder dar o exemplo ao homem.

Em Marcos 2:27-28 Jesus diz:


“E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.”


Deus criou o Sábado para o homem, não foi outro dia da semana. O Repouso (Sábado) do homem é o Sábado. No versículo 27, quando Jesus diz “por causa do homem” ele usa a palavra grega “ανθρωπον que significa homem, e não significa Judeu: por isso o Sábado é para todo o homem.


1.2 QUANDO SURGIU O POVO JUDEU ?!


A história do povo Judeu começa com o chamado de Deus a Abraão em Gênesis 12:1-2


“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.”


Em Gênesis 12:2, Deus diz: “Eu farei de ti uma grande nação” . Aqui temos o verbo “fazer” no futuro e por isso Abrão ainda não fazia perto do povo judeu. O povo judeu, só é formalmente conhecido na história que aparece em Genesis 32:24-30 quando Jacob luta com um homem e esse homem, Deus, o abençoa e dá-lhe um novo nome: Israel


Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacob. Então disse: Não te chamarás mais Jacob, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.
Perguntou-lhe Jacob: Diz-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou. (Genesis 32:27-29)


Os isrealitas só surgiram verdadeiramente como povo quando Deus, por intermédio de Moisés, os tirou do Egipto, das mãos do Faraó. Como povo, precisavam de Leis para se regerem e, na base do monte sinai, Deus entrega as leis para o seu povo a Moisés: os dez mandamentos.

Por isso, o povo Judeu surge quando recebe a Lei de Deus.


2. O Sábado e a Lei de Deus eram guardados antes de existir os Judeus ?!


O Sábado foi instituído como o dia de repouso logo na criação, mas será que o homem obedecia ao Sábado e à lei de Deus antes de o povo Judeu existir ?!

Vejamos os seguintes versículos:


1º Mandamento Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3)

“Depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.” (Êxodo 5:1)


2º Mandamento Não farás para ti imagem esculpida...” (Êxodo 20:4)

“Ora, tendo Labão ido tosquiar as suas ovelhas, Raquel furtou os ídolos que pertenciam a seu pai. Jacob iludiu a Labão, o arameu, não lhe fazendo saber que fugia; e fugiu com tudo o que era seu; e, levantando-se, passou o Rio, e foi em direcção à montanha de Gileade.

Ao terceiro dia foi Labão avisado de que Jacob havia fugido. Então, tomando consigo seus irmãos, seguiu atrás de Jacob jornada de sete dias; e alcançou-o na montanha de Gileade.” (Genesis 31:19-23)


3º Mandamento Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão...” (Êxodo 20:7)

(Genesis 10)


4º Mandamento Lembra-te do dia do sábado, para o santificar...” (Êxodo 20:8)

“Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.
Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.”
(Genesis 2:1-3)


“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão do céu; e sairá o povo e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. Mas ao sexto dia prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia. (...)
Mas ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gómeres para cada um; pelo que todos os principais da congregação vieram, e contaram-no a Moisés. E ele lhes disse: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã. Guardaram-no, pois, até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal, nem houve nele bicho algum.

Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.” (Genesis 16:4-5, 22-26)


5º Mandamento (Honrar o pai e a mãe)

“Estes três foram os filhos de Noé; e destes foi povoada toda a terra. E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha. Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda. E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora. Então tomaram Sem e Jafet uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai. Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera; e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.

Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.” (Genesis 9:19-26)


6º Mandamento

“Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. Tornou a dar à luz a um filho : a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. (...)

Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. (...)

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.

Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar. (...)

O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.” (Genesis 4:1-16)


7º Mandamento
“Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.
E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.
O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naamá. Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar. Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.”
(Genesis 4:19-24)


8ª Mandamento

“Abraão, porém, repreendeu a Abimélec, por causa de um poço de água, que os servos de Abimélec haviam tomado à força. Respondeu-lhe Abimélec: Não sei quem fez isso; nem tu mo fizeste saber, nem tampouco ouvi eu falar nisso, senão hoje. Tomou, pois, Abraão ovelhas e bois, e os deu a Abimélec; assim fizeram entre, si um pacto. Pôs Abraão, porém, à parte sete cordeiras do rebanho. E perguntou Abimélec a Abraão: Que significam estas sete cordeiras que puseste à parte? Respondeu Abraão: Estas sete cordeiras receberás da minha mão para que me sirvam de testemunho de que eu cavei este poço.” (Genesis 21:25-30)


9º Mandamento

“Naquele mesmo tempo Abimélec, com Ficol, o chefe do seu exército, falou a Abraão, dizendo: Deus é contigo em tudo o que fazes;

agora pois, jura-me aqui por Deus que não te haverás falsamente comigo, nem com meu filho, nem com o filho do meu filho; mas segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste.” (Genesis 21:22-23)


10º Mandamento

“Então irou-se Jacob e contendeu com Labão, dizendo: Qual é a minha transgressão? qual é o meu pecado, que tão furiosamente me tens perseguido? Depois de teres apalpado todos os meus móveis, que achaste de todos os móveis da tua casar. Põe-no aqui diante de meus irmãos e de teus irmãos, para que eles julguem entre nós ambos. Estes vinte anos estive eu contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho. Não te trouxe eu o despedaçado; eu sofri o dano; da minha mão requerias tanto o furtado de dia como o furtado de noite. Assim andava eu; de dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o sono me fugia dos olhos. Estive vinte anos em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; dez vezes mudaste o meu salário. Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque não fora por mim, certamente hoje me mandarias embora vazio. Mas Deus tem visto a minha aflição e o trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite.” (Genesis 31:36-42)


CONCLUSÃO

Concluimos assim que a Lei de Deus e o Sábado eram conhecidas antes do surgimento do povo Judeu, por isso a Lei de Deus e o Sábado são destinados a TODO o homem.


A benção do Sábado (Isaias 58:12)

Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacob; porque a boca do Senhor o disse.


O dia de Sábado no futuro no Céu !! (Isaías 66:22-23)

“Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome. E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.”


O carácter de Deus (Números 23:19)

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?”


Deus é sempre o mesmo: não muda (Malaquias 3:6a)

“Pois eu, o Senhor, não mudo”


TODO o homem deve guardar os mandamentos DE Deus (Eclesiastes 12:13)

Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.



Nuno Venâncio

1 comentário: