sábado, 24 de outubro de 2009

O Arcanjo Miguel é Jesus

Anjos

A palavra de Deus diz que anjos de Deus são: “Todos eles espíritos ministradores. Enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salva-ção”(Hebreus 1:13,14-Salmos 34:7 e 91:11).
Os anjos estão a serviços de Jesus (Mateus 24:30 e 31- 25:31-26:53-ll Tessalonicenses 1:7 Apocalipse 1:1).
Os anjos foram criados por Deus como ministros e mensageiros… (Genesis 28:12- 32:1,2-Salmos 103:20,21-104:4 Daniel 6:22).
A palavra de Deus quando fala de anjos menciona no singular e no plural, anjos de Deus e anjos de satanás.
Anjos de Deus:
Singular->Daniel 6:22-Atos 12:7
Plural->Genesis 19:15 ,Salmos 91:11
Anjos de satanás: São os anjos que foram expulsos do céu juntos com sata-nás. Apocalipse 12: 7,8,9- ll Coríntios 11:14,15 Mateus 25:41(anjos maus,demônios).
Deus é Ordeiro,logo os anjos tem uma hierarquia:Querubins,Serafins e anjos.O antes Lúcifer e agora satanás era um Querubim.(Isaias 14:12,13,14,15-Ezequiel 28:12,13,14,15)
Querubim->Êxodo 25:19-Ezequiel 9:3-28:14)
Querubins->Ezequiel 10:3-Genesis 3:24-Êxodo 25:20
Serafim->Isaias 6:6”então,’um’ dos Serafins…”
Serafins->Isaias 6:2-“Serafins estavam por cima Dele;cada um…”
Gabriel significa: ”A fortaleza de Deus”

Gabriel na hierarquia vem abaixo de MIGUEL (Daniel 10:21 ”MIGUEL vosso Príncipe”).Gabriel recebeu ajuda de Miguel(Daniel 10:13).
Então quem é MIGUEL? Um ser criado? Um anjo? Um Querubim? Um Serafim? (Daniel 10:21-12:1).
Gabriel é mencionado na Palavra de Deus em Daniel 8:16-9:21- Lucas 1:19,26.Podemos afirmar sem medo de errar que Gabriel é o anjo Querubim que esta diretamente envolvido no ministério de Jesus antes e depois de Sua encarnação.Mas para termos certeza,precisamos saber quem realmente é MIGUEL procurando a resposta na Palavra de Deus da seguinte pergunta:
Quem é o Príncipe do povo de Deus?
MIGUEL é um Arcanjo e na bíblia só existe a referencia de um Arcanjo não de Arcanjos (Judas: 9).
Arcanjo significa Chefes dos anjos (arch: Chefe, anjo chefe principal).A palavra Arcanjo é mencionada na bíblia apenas duas vezes(l Tessalonicenses 4:16-Judas:9).
Miguel é mencionado na bíblia cinco vezes (Daniel 10:13,21 -12:1-Judas:9-Apocalipse 12:7)
Em Daniel 10:13 Ele vem para ajudar a Gabriel e no verso 21 a “Fortaleza de Deus” declara que Miguel é o Príncipe do povo de Daniel.O povo de Daniel é o povo de Deus.
A Palavra de Deus diz que Jesus é o Príncipe da paz (Isaias 9:6).Que Cristo esta acima de todo principado (Efésios 1:20,21-Colossenses 2:10).Que Deus o elevou a Príncipe e Salvador(Atos 5:33 e Apocalipse 1:35).
Ele se apresentou a Josué como Príncipe do exercito do Senhor (Josué 5:14,15),e disse a Josué o mesmo que Deus disse a Moisés:”descalça as sandálias dos pés porque o lugar que esta é santo” (Josué 5:15-Êxodo 3:4-6),mostrando quem é que estava ali realmente. “Então Josué se prostou sobre seu rosto em terra e O adorou,” e O chamou de Senhor(14). Com esta atitude de Josué, ficou demonstrado quem é que realmente estava ali. Devemos lembrar que anjos de Deus, não aceita adoração, e que nenhum filho ou filha de Deus, adora anjos, pois somente Deus é digno de adoração, honra e louvor.
Em Daniel 10:13,Gabriel fala que Miguel é uns dos primeiros Príncipes o que pode levar a crer que pode não ser o segundo ou o terceiro nem o primeiro.Mas em Daniel 12:1,4,que é a continuação da conversa entre Gabriel e Daniel (ver 11:1,2),nos é revelado Miguel como “O Grande Príncipe”,o “defensor” de dos filhos do teu povo (povo de Daniel,ou seja,povo de Deus).Quem é que defende e peleja pelo povo de Deus? (Josué 10:14-23:13-Salmos 89;18-59;9-Provérbios 22;23-I Samuel 14;23-II Samuel22;2-23;10)

Em Judas 9, nos é revelado que foi Miguel que contendeu com o diabo e disputou o corpo de Moisés.Que certamente o ressuscito.Observe que Ga-briel pediu ajuda a Miguel(Daniel 10:13),mas em Judas 9 o Arcanjo Miguel estava só, ou seja, não é mencionada a presença de nenhum anjo de Deus, mas certamente que havia.
Em Apocalipse 12:7 refere a uma batalha entre Miguel e seus anjos e o dragão e seus anjos. A peleja aqui referida foi no céu, Miguel saiu vencedor e expulsou o dragão e seus anjos do céu para a terra. O fato aqui narrado se deu antes de Adão e Eva pecarem. É uma referencia a uma época que não havia pecado no universo de Deus, ou seja, começou no céu.
Quem é Miguel?
Gabriel foi enviado por Deus, para confortar, fortalecer, explicar e revelar ao profeta as visões, “Gabriel da a entender a este a visão”(8;16),”eis que te farei saber o que há de acontecer no ultimo tempo da ira”(8;19),”esta visão se refere ao tempo do fim”(8;17). No capitulo 9, Daniel ora a Deus. E, no verso 21 e 22, Gabriel veio para instruir o que faltava. Em Daniel 10, Gabriel aparece para consolar, fortalecer, dar continuidade das explicações e falar sobre Miguel o “Vosso Príncipe”.
Em Daniel 12, Gabriel revela ao profeta a identidade de Miguel: “ O Grande Príncipe e o Defensor dos filhos de Deus”(povo de Daniel), e encerrar a explicação do que era necessário de tudo o que Daniel tinha visto e ouvido.
E, nos evangelhos Gabriel aparece para falar do nascimento de João Batis-ta que ia preparar o caminho do Senhor (Lucas 1:11-19).”Para falar-te e trazer estas boas novas”, disse Gabriel(Mateus 3:1,3-Lucas 3:3,4)
E, apareceu também a Maria e a José para trazer-lhes boas novas (Lucas 1:26 a 38 Mateus 1:18 a 25), a cerca do nascimento do Príncipe da paz,cujo nome é Jesus que “Salvará o seu povo dos pecados deles”
Quem é Príncipe do povo de Deus? Quem é o Defensor do povo de Deus? Quem é Este Grande Príncipe? Quem é que vai dar a Palavra de ordem para os mortos ressuscitar? De Quem será Esta Voz? ( I Tessalonicenses 4;16- I Coríntios 15;23- Lucas 21;27-João 5;25,28-6;39.40).


O nome Miguel significa: “Quem é semelhante a Deus?”. É um desafio a satanás que, desde o princípio, quis ser igual ao Criador (Isaías 14:12-14). Sempre que Miguel é mencionado na Bíblia, se refere à pessoa de Jesus como Comandante dos exércitos celestiais em direta disputa com Satanás. Para nossa felicidade eterna, Miguel sempre sai vitorioso. Leia: Judas 9; Daniel 10:13, 21;12:1; Apocalipse 12:7.

Detalhe: quando nós Adventistas afirmamos que Miguel significa “semelhante a Deus”, no original e para a cultura hebraica, entendemos que “semelhante” significa “igual” (ver João 5:18; 19:7).

Miguel, portanto, é um dos nomes de honra de Jesus e em nada interfere na Divindade dEle. Por isso, é injusta a comparação que alguns “apologistas” modernos fazem entre os Adventistas e as Testemunhas de Jeová, que usam o argumento de que Cristo é “Miguel” para “provar” que Ele é uma “criatura”.

Sendo Jesus chamado de o “arcanjo” (e até de anjo algumas vezes, como veremos a seguir) nas Escrituras, isto não O torna “anjo” no sentido de criatura, assim como o fato de Ele ser chamado de cordeiro (João 1:29) e leão (Apocalipse 5:5) não o torna animal. Da mesma forma que estes nomes simbólicos se referem a determinadas funções de Jesus, os termos “arcanjo” e “anjo”, também. Anjo significa “mensageiro” e Jesus é o “mensageiro de Deus Pai” à humanidade, o Mensageiro que comunica as boas notícias de Salvação!

Portanto, para os Adventistas do Sétimo Dia e demais cristãos ortodoxos, Jesus é Deus no mais pleno sentido da palavra. A Bíblia não deixa dúvidas: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”. João 1:1-3. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. João 1:14. “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste”. Colossenses 1:15-17. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. Filipenses 2:5-11.

E o texto de Judas 9? Se o aplicarmos a Jesus não estaríamos rebaixando a Sua autoridade perante Satanás?

“Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” Judas 1:9.

Este texto não rebaixa a autoridade de Jesus, mas contém uma preciosa lição para nós cristãos. Cristo, mesmo sendo Deus, não respondeu a diabo da mesma forma: não se rebaixou a ponto de proferir palavras de difamação ao diabo, mesmo (Cristo) falando com autoridade. A natureza perfeita de Jesus não permite que Ele faça uso do mesmo comportamento do inimigo (proferir palavras malignas, juízo infamatório, como diz o texto – compare-o com Filipenses 2:5-8 e veja o contraste entre caráter de satanás e o caráter humilde de Cristo).

Em certa ocasião, Deus Pai, mesmo sendo poderoso, não optou por expulsar de vez Satanás de Sua presença. (Ler Jó 1:6-12). Do mesmo modo que o Pai não perdeu Sua autoridade Divina por ter permitido que Satanás dialogasse, Jesus não perde a autoridade dEle pelo fato de deixar o diabo falar e por não querer (Jesus) fazer parte daquele tipo de palavreado maldoso. Jesus é um Deus de classe.

Leia Zacarias 3:1-8, especialmente o verso dois. Poderá confirmar que o “Anjo do Senhor” (termo usado em referência ao próprio Cristo) é Miguel em Judas 9.

E Daniel 10:13? A expressão “um dos primeiros príncipes” não estaria sugerindo que há outros no mesmo pé de igualdade que Miguel, ou seja, que este ser é um anjo mesmo?

Conquanto Miguel seja chamado de “um dos primeiros príncipes” isso não O coloca no mesmo pé de igualdade que os demais anjos. No Céu há uma hierarquia de anjos (há querubins, serafins…), cada um com um papel a desempenhar na adoração a Deus e no plano da salvação (Hebreus 1:14). Se Jesus escolheu alguns anjos para serem príncipes com Ele no governo dos demais anjos (sendo Ele o Príncipe Supremo), que problema haveria em Ele ser chamado de “um dos primeiros príncipes”? Não há dificuldades em Jesus ser o Príncipe Principal (por ser Deus) e estabelecer outros seres abaixo dele, com o mesmo nível de governo, para dirigir os anjos. Isto em nada afeta a autoridade Divina do nosso Salvador.

O pastor americano Mark Finley em seu livro Revelando os Mistérios de Daniel, pág. 125, traz uma informação importante: há traduções (em inglês) que traduzem Daniel 10:13 da seguinte forma: “o primeiro dos príncipes”.

Interessante é que não são apenas os Adventistas do Sétimo Dia que identificam Miguel com Jesus Cristo. Comentaristas como João Calvino, Matthew Henry, entre outros, tiveram a mesma opinião! (Disponibilizarei no blog várias citações deles que constam no livro “Questões Sobre Doutrina” – Casa Publicadora Brasileira).

Também é importante salientar que a mesma Bíblia que chama a Miguel de “um dos primeiros príncipes” diz ser Ele “o vosso príncipe” (Daniel 10:21) e “o grande príncipe” (Daniel 12:1). Comparando estes textos com Isaías 9:6 e Atos 5:31 (preste atenção no termo “príncipe”), não podemos ter dúvidas de que o Ser mencionado em Daniel 10:13 mencionado é Cristo.

1ª Tessalonicenses 4:16 relaciona a “voz do arcanjo” com a ressurreição dos santos por ocasião da volta do Senhor Jesus. Cristo mesmo declarou que os mortos sairiam do túmulo ao ouvirem SUA VOZ (João 5:28, 29). Esta é outra evidência de que Miguel tem de ser um dos nomes de honra do Salvador.

“A literatura judaica descreve a Miguel como o mais elevado dos anjos, o verdadeiro representante de Deus, e o identifica como “anjo de Yahweh”, o qual se menciona com freqüência no Antigo Testamento como um ser divino” (Dicionário Bíblico Adventista do 7º Dia [CD ROM, espanhol]).

Daniel é a maior evidência de que Miguel é um dos nomes de honra do Divino Jesus

O livro de Daniel, a meu ver, apresenta a maior das evidências de que o nome “Miguel” deve obrigatoriamente ser aplicado a Cristo. Temos neste livro quatro grandes blocos proféticos que dão ênfase a Jesus e ao Seu reino. Estes blocos proféticos nos ajudam a entender o livro, seu propósito e também a descobrir quem é o personagem principal das profecias da Bíblia. Veja:

CAPÍTULO 2: Jesus aparece como sendo a Pedra que destrói a estátua;

CAPÍTULO 7: Jesus aparece como sendo o Filho do Homem que se dirige ao Ancião de Dias (Deus Pai);

CAPÍTULO 8: Jesus aparece em cena como sendo o Príncipe dos Príncipes;

CAPÍTULOS 10-12: Jesus aparece como Miguel, o libertador.

Veja que interessante: se Miguel não fosse Jesus, o sincronismo do livro de Daniel (apresentado em seus blocos proféticos) seria quebrado! É muito estranho imaginarmos que nos três primeiros blocos proféticos o centro é Jesus enquanto que no último o personagem principal é um “ser criado”.

Todos os blocos proféticos terminam com a manifestação de Cristo e do Seu reino. Por isso, para que o sincronismo do livro de Daniel seja mantido, Miguel tem que ser um dos nomes de Jesus. Além disso, deve-se destacar que o conflito entre o bem e o mal se dá entre Cristo (Deus) e lúcifer (criatura) e não entre dois seres criados (ver Apocalipse 12:7-9).

Se Jesus é Deus, como pode ser chamado de Arcanjo?

Ao compreendermos o sentido etimológico da palavra “arcanjo”, este aparente problema é resolvido. No grego, “arcanjo” significa “chefe dos Anjos”. Este título não precisa necessariamente referir-se apenas a um ser criado, assim como ocorre com o termo “anjo” – mensageiro (vimos isso anteriormente). É aceito entre os comentaristas (inclusive não-adventistas) que Jesus Cristo é o “Anjo do Senhor” mencionado no Antigo Testamento (ver Gênesis 16:7; 18:1, 2, 13 e 19; Êxodo 3:2-5; 23:20-33; 32:34; Juízes 6:11-24; 13:21-22. Eis uma nota explicativa da Bíblia de Estudo Almeida sobre Êxodo 3:2 [Sociedade Bíblica do Brasil]: “O Anjo do Senhor (mensageiro ou enviado) não é aqui um ser distinto do próprio Deus (conferir verso 4), mas Deus mesmo, enquanto se faz presente para comunicar uma mensagem”.

Do mesmo modo que Cristo não se torna uma criatura ao ser chamado de “Anjo do Senhor” (na verdade Ele é o “mensageiro”, de Deus Pai à humanidade), o mesmo ocorre quando é designado de arcanjo. Sendo que Ele é o Criador, automaticamente é o “Chefe Supremo”- Arcanjo – de todos os anjos.

A expressão “arcanjo” aparece apenas em passagens apocalípticas, onde Cristo está em direto confronto com satanás. Não há base bíblica para crermos que este termo aplique-se a um anjo, um ser criado. É difícil provar pela Bíblia a ideia de que arcanjo seria uma “classe de anjo”, mesmo que um dos significados da palavra possa ser “anjo chefe”. Como sabemos, não devemos basear um ensino apenas no significado das palavras: um conjunto de textos bíblicos que esclareçam um ponto também deve ser considerado.

Com isto, podemos ver que a posição Adventista a respeito do “Arcanjo Miguel”, levando em conta não apenas o sentido do termo, mas também outros textos paralelos, em nada afeta a suprema e absoluta Divindade do Senhor Jesus Cristo. (1 João 5:20; Hebreus 1:1-3, etc).

1 comentário:

  1. Bom dia Nuno

    Como prometi de vez em quando venho ao teu blog ver o que andas a escrever.
    Força, tudo o que seja positivo deve ser motivado.

    Abraço
    Hugo Mesquita

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